Reflexões de Ano Velho.

Enfim, posso finalmente voltar a escrever. Meus dedos já estavam quase perdendo a sua dignidade: as digitais. Convenhamos que escrever não é pra poucos, todo mundo escreve algo. A linguagem é algo tão extraordinário que me vejo velho entre os escombros de uma vida normal a chorar, tentando entender porque não pude escrever mais sobre a vida. Passando deste tom saudosista e caquético, vou escrever sobre uma idiotice que pensei neste final de ano. Porque comemorar natal e ano novo? Já me perguntei mil vezes sobre isso e ainda não cheguei a respostas interessantes, entao resolvi coletar algumas aqui mesmo pra ver o que meus céticos leitores acham disso.

"Comemorar o natal e o ano novo é como se nossa vida mudasse drasticamente de um lado do rio pra outra margem, nos molhamos sem sair do chuveiro de casa."

"Penso no natal e me vem a cabeça: o nascimento do menino Jesus. Penso no ano novo e me vem de novo a mente: Caralho! As contas que eu fiz em Dezembro serão pagas em Janeiro. Eu respiro dou um beijo no meu cunhado chato e grito FELIZ ANO NOVO, pensando em quanto terei que trabalhar a mais para pagar o estrago do mês dezembrino velho."

"Na noite de Natal o médico do serviço de urgência recebe uma ligação de um bêbado xingando e gritando ao telefone: Porra! Caralho! Vai se fuder seu cara do telefone filha da puta. Mande uma ambulância aqui e agora. O médico com toda calma responde: Sr. então pare de falar palavrão, CARALHO!" Diria perspicaz a resposta do médico.

Enfim comemorar o Natal e Ano Novo satisfaz apenas a um desejo que ultrapassa a velha e inútil bondade do pobre e obeso papai noel ou, até mesmo, a vontade louca de tomar cerveja na "suposta" virada de um ano para o outro: ohhh... ohhh... COMPRAR. É quase a catarse de Heráclito!

Esses dias eu, meu amigo Roger(o melhor professor de Biologia do país, quiçá do Universo) e Renato(supostamente um ser normal, mas que se diverte fazendo cálculos de física Quântica no seu caderno) estavamos andando pelo "majestoso" e "incólume" "shoping" da cidade de Porto Velho quando de repente avistei algo interessante: "Vários papais noéis mexendo a cintura de um lado para o outro, num gesto sincrônico. Fiquei emociado aquele dia. Mas ao mesmo tempo, fiquei com pena deles, eles não podiam sair de seus lugares. Eles não conseguiam sair e entrar na Americanas e comprar um Mp4 pra aguentar o saco que é ficar parado vendo todo mundo comemorar o Natal. Comprar e comprar...

E por último a divagação final: Porque o papai noel do shoping tem a cor da pele branca, barba branca, longa e desgrenhada? A resposta é o seguinte: O shoping é a representação mais irônica de como se pode reproduzir artificialmente mundos paralelos dentro de uma realidade catastrófica, como a nossa.. Pensei que já tivesse acabado, aí vem gran finale:

"No dia 19 de Dezembro d 2009 os "qualificados" trabalhadores da Usina de Jirau receberam a visita esperada do papai noel, porém, não era o falso "senhor" dos brinquedos natalinos do shoping. Era ela Rita Cadillac, a rainha do não sei o quê. Acho que ela fez filmes pornôs. Isso que é Natal recebendo a "boa" velhinha no canteiro de obras, quer Natal e Ano Novo melhor do que esse?

E assim termino com vontade de começar. Agradecendo especialmente a J. Caroline por ter me ensinado a escrever. Obrigado professora Caroline. Te amo. Feliz "Sei lá o quê"

Comentários

  1. Gosto de ler seus escritos...o Natal não tem mais o mesmo significo ou o mesmo valor de anos atrás, hoje é instigado pelo consumismo. Nem sei ao certo a origem do tal papai noel, simplesmente sei que hoje ele é a tal preocupação dos pais por ser sentirem na obrigação de presentear seus filhos, sem lhes ensinar o real significado dessa data. Eu até me incluo nisso, confesso que gosto dos tais presentes de final de ano. quem criado nessa massa não gosta?...

    Rita Cadilac que presente,quanta decadência.
    Beijo Everson

    ResponderExcluir
  2. Suspeito que esses que atendem pelo nome de NOEL e RÉVEILLON sejam, n realidad, 2 pervertidos sexuais. Para esse NOEL, não basta ser branco, barbudo e buxudo: "É PRECISO REBOLAR NO SHOPPING". Por acaso, não seria um prenúncio do CARNAVAL? É Claro que se trata do REI MOMO! E akele tal Réveillon... inspiração para o infame e perdido EVERSONG, para o mui gentio e gracioso BÊBADO e para o perverso e sanguinário MÉDICO: todos gritam "CARALHO!"
    Se esse tal Réveillon é capaz de RESSUCITAR do kinto dos infernos a SANTA RITA CADILLAC para abençoar os trabalhadores "secos" de Jirau, é porque existe algo maior que o FIM DO ANO: VIVA 2 DE NOVEMBRO! VIVA O AULÃO DA MORTE NO IESB E VIVA O DIA MUNDIAL DO MORTO!!

    ResponderExcluir
  3. veja bem meu caro amigo, realmete nao sei a origem desse tal noel, talvez seja ele mesmo um pervertido sexual que ronda a imaginação de pais que repassam aos seus filhos e assim sucessivamente.
    Quando era menino, diziam-me que ele era o bom velhino que trazia presentes, mas ele sempre insistiu em nao parar lá em casa, talvez por não haver ali lareira nem meias penduradas, pois estas estavam nos pés 32 de uma criança que dormia com frio.
    Mas enfim, nessa virada de ano, ouvi algo interessante de um amigo que acabara de cumprir com sua obrigaçao de cumprimentar as pessoas ao seu redor, como de costume nas sociedades judaico-cristãs, ele disparou:
    - agora acabou a falsidade e ja posso dormir, amanha bem cedo vou á lotérica pagar a luz...

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Eduardo o papai Noel para mim sempre foi um velho tarado que por trás da aparência cândida escondia um pervertido masoquista, nunca me enganou aquele velho barbudo, uma verdadeira ferramenta dos países produtores de bens de consumo, que tem a tarefa de fazer com que as pessoas se tornem rôbos consumidores e deturpem o sentido do Natal,rsrsrs,e de outras coisas que possuem real valor, massificando assim o ideal de família perfeita, de natal perfeito, de mp4 da "última geração" (se ele der sorte até quem sabe a semana que vem), coisas do tipo.Olho com profunda indiferença, toda a movimentação feita em torno desses eventos e prefiro me abster, permacer distante, imóvel, observando, observando.
    Luciana Lima

    ResponderExcluir
  5. ' isso é 'indubitavelmente' um fato bizarro :S digamos que alguns seres humanos pagãos fizeram de tais festas como natal (nascimento de Jesus') e ano novo (a chance para o recomeço de alguns covardes que acham que devem esperar pelo 1' com a mesma ladaínha: 'ano novo, vida nova' para mudar o seu próprio mundo e o satisfação' e o sentimento de dever comprido dos que não esperaram, dos que fizeram acontecer, dos que mesmo com medo não desistiram) em um mero motivo para biritar, e fazer as idiotices que não podem fazer por estarem diariamente presos ao trabalho ou outras responsabilidades' e assim as coisas perdem seu real significado perante o tempo e as atitudes impensadas das pessoas'


    PS : concordo com o tio Dudu, bando de pervertidos '-'
    PS (2): se a Rita Cadilac aparecesse no meu portão' eu ia logiiica e obviamente tirar uma foto com ela pra por no orkut' IOAIEOIAEO eu ri quilometros. // Eversoon, gostei do texto ^^ NICE !

    Alessandra zanesco

    ResponderExcluir
  6. hahahha pior que antes eu pensava assim, mas depois que tive flho, o espírito natalino me consquistou de uma tal maneira, que eu até acho bonitinho...tenho que confessar (mas não dei presente de Natal pra ele, tenho que aproveitar enquanto ele ainda não entrou no pique do consumismo dessa data). E reveillon é sinônimo de bebida mesmo, infelizmente não pude curtir a ressaca hahahhahahhahaha. Beijos Everson Te adoro, adorei o blog! Vou passar sempre por aqui.

    ResponderExcluir
  7. Realmente o Natal é algo supérfico, onde se comemora o nascimento de Cristo(mesmo não sendo o dia q Ele nasceu).
    E Papai Noel é apenas um mito e a desculpa para ganhar presente o mais esperado por uma criança.
    Mesmo não tendo significado é feriado, me diz quem é que trabalha e não gosta de feriado?
    Dane-se qualquer significado é um ótimo dia para encontrar a família e festejar com os amigos o fim de mais um ano.


    Marilia Porto Guazi
    =)

    ResponderExcluir
  8. Não faço a minima ideia de onde esse velho tenha surgido.O papai noel la do shopping não se passa de um velho muito do seu tarado!rsrsrrs...Mas como feriado é bom e ninguem dispensa, antigamente era a união das familias, hj só as biritas! Ano novo pior ainda, sempre usam a expressão: Ano novo, vida nova! Mas ja começam com uma baita de uma cachaçada!Mas o bom é que sempre nessas duas datas rola muitas festas e a união de amigos e familiares, até mesmo aqueles que vc não ver a tempos!
    Eversong, adorei os comentarios...ri demias! Papai noel não se passa de uma farsa, de um velho tarado!

    Jannine Clemente'

    ResponderExcluir
  9. Gostei do texto.. Realmente o natal e o " ano novo " perderam seus reais sentidos!! A cada ano que passa é mais e mais cachaça.. só nisso que o povo pensa, e quem trabalha pensa logo na fouga de 4 dias que sempre ganha!!
    Beijo..
    Até logo.. xD'

    JéssicaFarias'

    ResponderExcluir
  10. Everson adorei a reflexão...Melhor ainda são os comentários!!! Eita povo que viaja...mas tenho algo a confessar: quando criança sempre quis chegar perto do velho noel, até que o esperado grande dia chegou...Agora me pergunte o que fiz e pensei... Laís o que tu fez?
    Pensei:eu que vou sentar no colo desse homem nada... papai noel nem existe e nem conheço esse aí, vai que é um tarado!!!

    ResponderExcluir
  11. Ei velho tarado?? já estão ofendendo o querido papai noel(convenção social...como diz o Sheldon).

    Isso mesmo uma covenção,como na física e na ciência muitos problemas só se resolvem se houver uma convenção, como exemplo clássico,o modelo atômico, em que o homem convenciona que o elétron é negativo e o próton seja o positivo, mas isso é apenas e somente um convenação científica se eu quisesse podia tratar o elétron como o positivo e o próton como o negativo(no entanto, isso vai contra todos os livros didáticos.Esse comentário, eu fiz apenas para definir melhor esse artíficio(a convenção social) que o homem utiliza-se para pode viver melhor...como foi convencionado que no seu aniversário eu devo te dar um "feliz aniversário" e se vc poder,um presente(o capitalismo agradece) e o mesmo deve ser feito para o natal, reveillom, páscoa,etc.E essas concenções sociais são necessárias para muitas pessoas que necessitam de que haja um absoluto sobre elas para viverem melhores.

    Então é nataaaaalll

    ResponderExcluir
  12. Professor, eu acho que o senhor sabe que Jesus Cristo nasceu na primavera, e que o Natal passou a ser comemorado dia 25 de Dezembro porque é a epoca mais propícia ao consumismo. O papai Noel não passa de uma invençao capitalista, para incentivar o consumismo na sociedade, e é claro que o verdadeiro significado e a verdadeira importância da data vem sendo esquecida mais e mais a cada ano. Agora sobre o ano novo, deve ser considerada a harmonia, a alegria e principalmente a esperança de um ano melhor que a data traz, mas é importante ser mencionado que essa melhora depende principalmente de cada um. E é exatamente por isso que muitas pessoas, no fim das festas de fim de ano, sentem uma desilusao, porque esperam por um ano melhor, sem buscar ter um ano melhor. Aproveito a oportunidade pra dizer que adorei o texto, e lhe desejar um otimo 2010. Clara Salina

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em busca de um título original.

"TODO VAGABUNDO TEM QUE MORRER!"